Quem navega pela internet provavelmente já se deparou com essa mensagem:
Sua conexão não é segura
Em uma segunda feira qualquer, o ambiente de teste e de produção da empresa onde eu trabalho começou a aparecer essa mensagem.
Considerando que essa mensagem não é NADA agradável aparecer para o usuário, iniciamos uma força tarefa para tentar resolvê-la o mais rápido possível.
Adicionamos o protocolo HTTPS e o problema persistia. Então conhecemos o Google Search Console. Ele é uma plataforma que te auxilia nos seguintes itens:
- Análise de cliques de pesquisa do google
- Identificar erros críticos ou problemas
- Testes para identificar se o Google entende o seu conteúdo
Para o segundo item que identifica erros críticos ou problemas, foi encontrado alguns problemas de segurança que tivemos que corrigi-los para desaparecer a bendita mensagem.
É necessário incluir um link por vez no Search Console, e depois de algum tempo o Google irá gerar uma série de relatórios. E foi partindo desses que fomos realizando as mudanças necessárias.
A mudança mais significativa que fizemos para resolver de fato o problema, foi a remoção de links em arquivos JS e CSS de terceiros, tais como: jquery e bootstrap.
Olhando a versão v3.3.7 do bootstrap, vemos o seguinte conteúdo no topo do arquivo:
/*! * Bootstrap v3.3.7 (http://getbootstrap.com) * Copyright 2011-2016 Twitter, Inc. * Licensed under MIT (https://github.com/twbs/bootstrap/blob/master/LICENSE) */
Os dois links contidos nele, tivemos que tirar para resolver o problema de segurança do google.
E ai, vocês já tiveram esse problema? Até a próxima! 🙂
um ótimo post a respeito do problema.Mais será que isso ocorreria em qualquer navegador? ou seria exclusivamente um erro de arquivos de terceiros?
Boa tarde Cícero. Testamos nos principais navegadores (mozilla e chrome) e os dois apresentaram o problema.
Quando a página não abre pois a mesma não é segura é só fazer boot no roteador, reconfigurar e colocar uma nova senha segura de acesso.
Não tem relação com o problema mencionado.