Recentemente estava vendo com um colega do trabalho o mapa 3D do google da minha cidade.
Ficamos curiosos para saber como é realizado este processo. Após algumas pesquisas identificamos que ele é feito da seguinte maneira:
1 – É definido uma rota para um drone tirar as fotos;
2 – Este percurso é feito e jogado as informações para um servidor;
3 – O projeto OpenDroneMap transforma essas imagens simples em dados geográficos tridimensionais que podem ser usados em combinação com outros conjuntos de dados geográficos.
Achamos esse processo fantástico , pois abre um leque enorme de possibilidades. Atualmente eu trabalho em uma empresa provedora de tecnologia e soluções em geoprocessamento. As imagens que disponibilizamos no sistema são 2D e atendem bem aos nossos clientes. Contudo uma imagem 3D chama mais atenção e poderia agregar ainda mais valor ao produto existente.
Se aventurando por esse meio, achamos uma empresa que fornece um software para essa linha de produtos.
No próprio site deles é possível ver alguns exemplos de objetos e cidades em 3D.
Achei esse vídeo que mostra como é simples realizar o mapeamento 3D para um local.
Após o mapeamento realizado é possível fazer diversas operações com o software deles. Vejamos a criação de uma animação:
Sou fascinado por essa área desde a primeira versão do google earth. Poder visualizar qualquer parte do mundo é incrível! E com um pouco de vontade e estudo eu posso participar disso. Certamente o projeto OpenDroneMap vai entrar para minha lista de estudos!
No mais era isso, até a próxima! 🙂