Em um feriado qualquer estava no modo quarentena em casa e decidi pesquisar em como criar efeitos para o instagram. Em pouco tempo achei muitos conteúdos na internet e no mesmo dia criei e publiquei 3 efeitos! :O
Acabei levando como hobby e criei os seguintes efeitos para alguns amigos:
@rotinasdemaria
@treinamento_santiago_jiujitsu
@maicon.adventure
@ecoparqueciaaventura
Ótimo Karan! E como criar?
Requisitos mínimos
- Computador com Windows 10 ou MacOS 10.14+ com 4gb de ram, processador core i3
- Ter noções básicas de edição de imagem
- Boa vontade
Os 5 passos
1 – Baixar e instalar o Spark AR Studio
Acesse o link para baixar e instalar o Spark. Instalação simples: Next – Next…
2 – Baixar o projeto quiz-karanalpe no github
Entre nesse link e baixe os arquivos contidos no repositório. Não sabe como? Clique no botão (Clone or download – Download ZIP) conforme imagem abaixo 🙂
Basicamente disponibilizei um projeto “pronto”. Necessário apenas substituir as imagens que veremos no próximo passo 😛
3 – Substituir as imagens
Após ter baixado o repositório acima, descompacte o arquivo .zip em uma pasta de preferência, abra o Spark AR Studio e clique em Open.
Em seguida selecione o arquivo quiz-karanalpe.insta.arproj que encontra-se dentro da pasta que foi descompactada.
Plane
Primeiro vamos entender sobre o “plane” que encontra-se no lado superior esquerdo da tela. Ele é as duas caixas que estão na testa e no queixo da imagem apresentada. Caso vocês quiserem alterar a posição, escala ou rotação: selecione o plane específico (plane-sequencia ou plane-topo) e altere os valores contidos no box do lado direito.
Assets
Maquiagem
Localizado no canto inferior esquerdo o primeiro item é o material-pele que é uma “maquiagem” utilizada para tirar as imperfeições do rosto. Através do campo Skin Emoothing(superior direito) é possível aumentar ou diminuir esse efeito.
Alterar topo
Clique no material-topo, depois no lado direito em Texture – New Texture e selecione sua imagem de preferência. Recomendo colocar uma imagem com as proporções de 347×75 para não achatar a imagem.
Alterar animação
Clique no objeto sequencia, depois em Texture – New Image Texture e selecione um conjunto de imagens. Recomendo adicionar imagens com proporções iguais e de preferência em 347×150.
IMPORTANTE:
- Identifiquei uma limitação inicial de 13 imagens ao tentar publicar os efeitos. Parece que esse valor se altera de acordo com os efeitos publicados.
- Caso você adicione uma quantidade diferente de 13 imagens é necessário alterar o valor end do elemento Transition localizado no Patch Editor no canto inferior
- Recomendo a utilização de algum compactador de imagem seja ela PNG ou JPG para diminuir o tamanho delas
Excluir texturas
Selecione as texturas antigas e excluas.
4 – Exportar o efeito
Teste o efeito selecionando a opção Simulate Touch.
Se tudo ocorreu bem, algo semelhante ao vídeo abaixo deve ocorrer.
Clique no menu File – Export e por último Export novamente 🙂
5 – Publicar o efeito
Acesse o Portal Spark Hub e clique no botão publicar efeito. Em seguida basta preencher os campos e clicar no botão enviar.
Para gravar o vídeo demonstrativo você pode clicar no botão salvar e depois em Testar no Dispositivo, um link será gerado e através deste é possível testá-lo diretamente no celular.
Concluindo
O Facebook fez um bom trabalho ao criar esse modelo de criação e publicação que permite a uma pessoa esforçada desenvolver os seus próprios efeitos. Uma nova vertente de comercialização se opera e vejo algumas pessoas “aproveitando” esse mercado.
Para quem está começando eu recomendo esse canal do youtube e que estude ferramentas de manipulação gráficas tais como: Gimp, Photoshop e Canva. Esse último para quem não possuí nenhum conhecimento poderá ser uma excelente opção.
Me despeço por aqui e em um próximo post eu irei mostrar as métricas atingidas com o desenvolvimento desses filtros. Até a próxima 😀
Legal Karan! 😉
Valeu Cici! 😀