Como criar e publicar efeito quiz do instagram em 5 passos

Em um feriado qualquer estava no modo quarentena em casa e decidi pesquisar em como criar efeitos para o instagram. Em pouco tempo achei muitos conteúdos na internet e no mesmo dia criei e publiquei 3 efeitos! :O

Acabei levando como hobby e criei os seguintes efeitos para alguns amigos:

@rotinasdemaria

@treinamento_santiago_jiujitsu

jiu

@maicon.adventure

@ecoparqueciaaventura

eco-parque

Ótimo Karan! E como criar?

Requisitos mínimos

  • Computador com Windows 10 ou MacOS 10.14+ com 4gb de ram, processador core i3
  • Ter noções básicas de edição de imagem
  • Boa vontade

Os 5 passos

1 – Baixar e instalar o Spark AR Studio

Acesse o link para baixar e instalar o Spark. Instalação simples: Next – Next…

2 – Baixar o projeto quiz-karanalpe no github

Entre nesse link e baixe os arquivos contidos no repositório. Não sabe como? Clique no botão (Clone or download – Download ZIP) conforme imagem abaixo 🙂

clone-download-min

Basicamente disponibilizei um projeto “pronto”. Necessário apenas substituir as imagens que veremos no próximo passo 😛

spark-min

3 – Substituir as imagens

Após ter baixado o repositório acima, descompacte o arquivo .zip em uma pasta de preferência, abra o Spark AR Studio e clique em Open.

open-min

Em seguida selecione o arquivo quiz-karanalpe.insta.arproj que encontra-se dentro da pasta que foi descompactada.

open2-min

Plane

Primeiro vamos entender sobre o “plane” que encontra-se no lado superior esquerdo da tela. Ele é as duas caixas que estão na testa e no queixo da imagem apresentada. Caso vocês quiserem alterar a posição, escala ou rotação: selecione o plane específico (plane-sequencia ou plane-topo) e altere os valores contidos no box do lado direito.

plane-sequencia-min

Assets
Maquiagem

Localizado no canto inferior esquerdo o primeiro item é o material-pele que é uma “maquiagem” utilizada para tirar as imperfeições do rosto. Através do campo Skin Emoothing(superior direito) é possível aumentar ou diminuir esse efeito.

retouching-min

Alterar topo

Clique no material-topo, depois no lado direito em Texture – New Texture e selecione sua imagem de preferência. Recomendo colocar uma imagem com as proporções de 347×75 para não achatar a imagem.

alterar-topo-min

Alterar animação

Clique no objeto sequencia, depois em Texture – New Image Texture e selecione um conjunto de imagens. Recomendo adicionar imagens com proporções iguais e de preferência em 347×150.

changeanimacao-min

IMPORTANTE:

  • Identifiquei uma limitação inicial de 13 imagens ao tentar publicar os efeitos. Parece que esse valor se altera de acordo com os efeitos publicados.
  • Caso você adicione uma quantidade diferente de 13 imagens é necessário alterar o valor end do elemento Transition localizado no Patch Editor no canto inferior
  • Recomendo a utilização de algum compactador de imagem seja ela PNG ou JPG para diminuir o tamanho delas
Excluir texturas

Selecione as texturas antigas e excluas.
excluir-min

4 – Exportar o efeito

Teste o efeito selecionando a opção Simulate Touch.

teste-min

Se tudo ocorreu bem, algo semelhante ao vídeo abaixo deve ocorrer.

Clique no menu File – Export e por último Export novamente 🙂

export-final-min

5 – Publicar o efeito

Acesse o Portal Spark Hub e clique no botão publicar efeito. Em seguida basta preencher os campos e clicar no botão enviar.
publicacao-1

Para gravar o vídeo demonstrativo você pode clicar no botão salvar e depois em Testar no Dispositivo, um link será gerado e através deste é possível testá-lo diretamente no celular.

Concluindo

O Facebook fez um bom trabalho ao criar esse modelo de criação e publicação que permite a uma pessoa esforçada desenvolver os seus próprios efeitos. Uma nova vertente de comercialização se opera e vejo algumas pessoas “aproveitando” esse mercado.

Para quem está começando eu recomendo esse canal do youtube e que estude ferramentas de manipulação gráficas tais como: Gimp, Photoshop e Canva. Esse último para quem não possuí nenhum conhecimento poderá ser uma excelente opção.

Me despeço por aqui e em um próximo post eu irei mostrar as métricas atingidas com o desenvolvimento desses filtros. Até a próxima 😀

2 comments

Deixe uma resposta