Utilizamos o WildFly 10 como servidor de aplicação aqui onde trabalho. E de vez em quando ocorre algum problema nele que somos obrigados a excluir alguns arquivos temporários.
- standalone/data/*
- standalone/deployments/*
- standalone/log/*
- standalone/tmp/*
Como isso ocorre com certa frequência, decidi criar um lista de comandos utilizando o shell script para “automatizar” esta tarefa. Vejamos como é simples:
Crie um arquivo com o nome limpa-wildfly.sh dentro da pasta do WildFly. Libere permissões para ele:
chmod 777 limpa-wildfly.sh
Dentro do arquivo adicione o seguinte conteúdo:
#!/bin/bash #Exclui arquivos temporários rm -rf /home/karan/desenvolvimento/wildfly-10.1.0.Final/standalone/data/* rm -rf /home/karan/desenvolvimento/wildfly-10.1.0.Final/standalone/deployments/* rm -rf /home/karan/desenvolvimento/wildfly-10.1.0.Final/standalone/log/* rm -rf /home/karan/desenvolvimento/wildfly-10.1.0.Final/standalone/tmp/*
Lembrando que o #!/bin/bash é a definição de qual shell será usado.
Salve este arquivo e a nossa lista de comandos está pronta. Para executá-la, basta abrir o terminal na pasta onde se encontra o arquivo e digitar o seguinte:
./limpa-wildfly.sh
Ainda assim eu achei trabalhoso abrir o terminal para fazer isso. Então decidi criar um ícone para resolver o problema.
Crie um arquivo com o nome: LimpaWildFly.desktop e libere as permissões para ele. Dentro do arquivo coloque o seguinte conteúdo:
[Desktop Entry] Encoding=UTF-8 Type=Application Name=LimpaWildFly Comment=LimpaWildFly Exec=/home/karan/desenvolvimento/wildfly-10.1.0.Final/limpa-wildfly.sh StartupNotify=false Terminal=false
Agora com um simples clique a lista de comandos é executada. Simples né? Até a próxima! 🙂