Nasci no ano de 1992 e incríveis transformações aconteceram nesse período. Esse texto trará essas mudanças e tenho certeza que muitos irão se identificar com a leitura. 🙂
Tudo começou aproximadamente no ano de 1996, nessa época eu tinha apenas 4 anos e tive a primeira interação com o video game Atari. Achei fantástico, e me lembro bem (por incrível que pareça) de eu jogar Pacman com meu pai e meu tio.
Em torno do ano de 1999 na casa do meu tio, tive o primeiro contato com um computador (windows 98). Neste, eu brincava de desenhar no paint, jogar campo minado, paciência e etc.
Não demorou muito, para o avanço da internet. Lembro-me de alguns colegas da minha escola, que entregavam trabalhos impressos de acordo com conteúdos buscados da internet.
Enquanto eu mero mortal 🙄 buscava os conteúdos na BARSA (enciclopédia impressa muito utilizada na época) e copiava manualmente para um caderno. Apesar do professor não diferenciar as notas por causa disso, eu sempre sentia inveja, pois além de possuir corretor automático, a busca era feita de forma muito mais simples.
Um ano depois, a escola começou a dar aulas de informática (Word, Excel, Power Point e Internet). Desvendando esse novo mundo, fui criando gosto pela “coisa” e quando chegamos na aula conhecendo a internet, fiquei FASCINADO em digitar um dado e os motores de busca (Cadê – Yahoo e Google) acharem.
No dia 20/11/2002, eu com meus 10 anos tive uma bela surpresa de aniversário. Ganhei um Pentium 3, com: 128MB de memória RAM e 20GB de HD / Monitor LG CRT 14 polegadas / Teclado PS2 / Mouse PS2 de bolinha / Windows 98.
Nos dias de hoje, essa configuração é considerada ridícula. Entretanto foi pago o valor de R$ 1,600 (um valor considerável para época). Aplicando o índice de inflação IGP-M até o ano de 2016 temos o valor de R$ 3.977,74.
Com esse computador tive, enfim, acesso a internet. Provedor ibest que fazia aquela barulhinho maravilhoso ao entrar. 😆 O valor para usar durante o dia era um tanto quanto abusivo, assim sendo, tínhamos que conectar depois das 24:00, pois pagaríamos uma taxa única (isso quando a internet não caía).
Além disso, ao conectar-se com a internet a linha telefônica ficava indisponível. Considerando que o celular era pouco usado pois apresentava taxas maiores de cobranças do que o telefone fixo. Sempre arrumava briga com minha mãe por causa disso (karan, sai da internet pois preciso ligar para fulana 😐 ).
Apesar dos SmartsPhones, terem sido lançados por volta do ano 2000 (TECHTUDO, 2012). Para minha realidade, fui apresentado de fato por volta do ano de 2003.
Ganhei o meu primeiro celular (Nokia 6110) neste mesmo ano. Este era utilizado exclusivamente para fazer ligações (principalmente a cobrar), mandar mensagens de textos e jogar Snake.
O ano de 2004 foi um ano de mudanças. Foi instalado o Windows XP (Age of Empire parou de funcionar :/ ) e criei a minha primeira conta de e-mail com o seguinte login: karan2004@ibest.com.br.
Poucas eram as pessoas que eu conhecia que possuíam uma conta. Por isso recebia normalmente e-mails de anúncios. Nessa época os sites começavam com os Newsletters (comunicação regular e periódica enviada para clientes em potenciais).
Por consequência, alguns sites que eu entrava como: cyberjogos. Começaram a pedir um e-mail. Tornando necessário então, a criação do mesmo. Neste mesmo ano, iniciou-se a popularização da internet banda larga.
Me recordo de alguns colegas da escola que tinham e podiam ficar o dia todo conectados. Já eu… Tinha que me conectar escondido dos meus pais e levar “bronca” no final do mês quando a conta chegava.
Lembro-me que neste ano, me divertia com meus amigos jogando The Crims e Tibia. Quem passou por essa fase, sabe das horas e noites perdidas por causa deles. 😛
No ano de 2005 à 2006, posso dizer que passei por uma revolução tecnológica voltada para as redes sociais. Pois comecei a utilizar as seguintes tecnologias:
- MSN – Aplicativo desktop que permitia a comunicação entre as pessoas instantaneamente, através de mensagem escrita, áudio e vídeo;
- Fotolog / Flogão – Página WEB de compartilhamento de fotos, que permitia ao usuário comum partilhar uma foto por dia. Para compartilhar mais do que uma, era necessário ser usuário gold e pagar por esse serviço;
- Orkut – Rede social WEB, que permitia o envio de recados, depoimentos, fotos, vídeos, gerenciamento de comunidades e etc.
Aproximadamente no ano de 2011, iniciou-se a guerra entre iOS e Android. Alguns colegas compraram esses “novos aparelhos” e exaltavam elogios. Contudo, eu no meu segundo emprego recebendo um salário relativamente baixo, tendo que pagar faculdade e outros gastos, acreditava que era um valor muito alto para se pagar em um celular.
No ano de 2012 fiz uma economia e comprei o smartphone Android Samsung Galaxy Ace. Percebi em pouco tempo, que o investimento valia a pena. E meses depois comprei o Samsung Galaxy S3 Mini.
Outras tecnologias passaram por mim, e gostaria de pelo menos deixar um breve registro delas:
- Disquete – Dispositivo de armazenamento de dados;
- Fita Cassete – Fita magnética utilizada para armazenamento de áudio;
- Vídeo Cassete – Fita magnética utilizada para armazenamento de vídeo;
- Walkman – Reprodutor de música de fita cassete;
- CD-R – Disco compacto utilizado para armazenamento de dados (capacidade média: 700MB);
- CD-RW – Disco compacto regravável utilizado para armazenamento de dados (capacidade média: 700MB);
- DVD-R – Disco Digital versátil (capacidade média: 4,7GB);
- DVD-RW – Disco Digital versátil regravável (capacidade média 4,7GB);
- Mp3 – Dispositivo para armazenamento e reprodução de músicas (capacidade média modelo S1 que foi popularizado no Brasil: 64 MB a 4 GB);
- Mp4 e iPod nano – Dispositivo para armazenamento e reprodução de músicas e vídeos (capacidade média 512 MB a 2 GB);
- Celular com tela colorida e que batia fotos;
- Infra vermelho – Utilizado no celular e demorava 30 minutos para passar 1 toque de telefone para o colega. Apesar disso, foi uma grande descoberta pois permitia o compartilhamento de dados;
- Bluetooth – Evolução incrível para época. Transferia os arquivos de forma mais rápida;
- Celular V3 – Revolucionou o mercado dos SmartPhones na época, com seu design arrojado e moderno. Além de possuir a tela flat que permitia tirar fotos da frente e de trás;
- Pen Drive – Dispositivo para armazenamento de dados;
- Formspring – Página Web que permitia fazer perguntas para outra pessoa em anonimato ou não;
- TV Digital – Qualidade superior a TV convencional e permite a interação com o programa apresentado;
- Smart TV – Dispositivo inteligente que permite acesso a internet, instalação de aplicativos e etc.
E para finalizar, gostaria de salientar que tecnologias que eram extremamente proeminentes, foram “substituídas” de forma gradativa por novas tendências de mercado que copiaram e aprimoraram suas funcionalidade.
nada se cria, tudo se copia.
Vejamos os exemplos abaixo:
- Disquete = Fita cassete = Videocassete;
- Disquete + Fita cassete + Videocassete = CD;
- CD = DVD;
- Mp3 + DVD = Mp4;
- CD + DVD + Mp3 = Pen Drive;
- mIRC + Telefone = MSN = Skype = WhatsUp;
- Fotolog = Instagram;
- Fotolog + MSN = Orkut;
- Fotolog + MSN + Orkut = Facebook;
- Facebook = Twitter;
- Youtube + MySpace = Spotify;
- Facebook = Skoob;
- Badoo = Tinder = Happn;
- Instagram + Twitter + WhatsUp = SnapChat;
- Google Maps + Facebook = Waze;
- Twitter + Chatroulette = TwitCam;
- TwitCam = Periscope;
- Twitter = Medium;
Analisando esses cases, podemos concluir que sempre existe um diferencial. Seja ele tecnológico, geográfico, marketing, design, usabilidade, integração e etc. Mas o que é inovação? Segundo ESTEVES (2005) é
encontrar novas maneiras de fazer algo que já é feito há muito tempo, sempre do mesmo jeito.
A tecnologia é mutável, tudo tem um começo, ascensão e fim. O que será do futuro? Quais serão as novas inovações? Quem serão os responsáveis?
É no presente que fazemos o futuro, eu quero participar disso e você?
Cara… até que você começou bem! meu primeiro pc foi um celeron 667mhz com 64 mb de memória e o OS foi o Windows ME!
No que foi relativo a games, ganhei o meu SNES em 1994 e sempre fui fã de jogos de luta… Mas também não dispensava jogar um top gear (com aquela trilha sonora foda!)
No mais, boa sorte com o blog!
A música do Top gear é top de mais!!! Valeu e tamo junto.
Ficou Show querido Amei … Parabéns bjinhos
Show! Minha trajetória com a tecnologia foi tipo isso aí mesmo, muitas noites no Mirc e The Sims (klapaucius)! rs Até que meus pais arrancaram (literalmente) os fios pra que eu não tivesse mais acesso à internet. #chateada
Mas é isso, boa sorte com o blog.. sucesso!!!
Pais malvado Thami! hahahaha. Obrigado 🙂