Ubuntu x Mint – Qual o melhor?

Sei que esse questionamento (qual o melhor) é muito cretino.

Mas após utilizar o Ubuntu por cerca de 5 anos eu decidi mudar para a distribuição Mint.

Irei expor através de 5 itens o por que você deve escolher o Mint!

#1 Pesquisa rápida

Essa pesquisa é muito útil. Ao clicar: Alt + Espaço é aberto uma pesquisa no topo da página que facilita a busca de qualquer arquivo.

consulta-rapida-mint

#2 Usabilidade

Dizem que o linux é um sistema operacional feito para programadores. E antes de conhecer o Mint eu concordava com essa afirmação.

A interface é muito parecida com o windows, facilitando então a adaptação dos usuários. E ele oferece uma série de funcionalidades que eu não havia visto no ubuntu. Por exemplo:

Para criar um simples atalho no ubuntu era necessário criar um arquivo semelhante a isso:

[Desktop Entry]
Exec=/opt/eclipse/eclipse
Icon=/home/rafael/meusProgramas/eclipse/eclipse.png
Name=Eclipse
Path=/home/rafael/meusProgramas/eclipse/trabalho

Pelo mint a própria interface nos ajuda com essa atividade.

#3 Ambiente de trabalho

Me chamou atenção a flexibilidade para personalizar a barra de tarefas. É possível editar o tamanho, posição dos ícones, widgets, relógio e muito mais!

A respeito dos widgets eles podem ser adicionados na área de trabalho ou na barra de tarefas. Existem alguns pré instalados e uma infinidade disponíveis para download.

Além disso eu achei a interface mais elegante ao comparar com o ubuntu. Veja minha área de trabalho:

Screenshot_20180827_232829

#4 Duplo clique

Algo que estranhei de início foi o click do mouse. Para abrir uma pasta ou arquivo, basta clicar apenas uma vez, diferente do convencional (2x click). Foi fácil de se adaptar a essa mudança e estou achando mais simples.

#5 Barra de tarefa

Além da flexibilidade para personalização da barra de tarefas, algo que eu não tinha percebido e que faz a diferença para nós desenvolvedores é a posição dela. No Ubuntu a mesma fica localizada na lateral e no Mint na parte inferior.

Estou ciente que é possível configurar a posição da bara em ambos, porém por default o Mint já vem ao meu agrado.

Alguns pixels fazem a diferença para visualizar um código fonte.

E o que você acha a respeito? Até a próxima, abraço. wink

5 comments

  1. Itens muito bem citados. Eu utilizo o Linux mint desde o começo do ano justamente por esses motivos citados nos itens e não pretendo voltar para o Ubuntu tão cedo, alias até em questão de desempenho,na minha opinião o mint está se sobresssaindo ao ubuntu.

    1. O uúnic problema do Mint para desenvolver em Java Utilizando Eclipse é o consumo de memória. Não testei no Ubuntu, mas com 8 GB depois de vários restarts do Wildfly tenho que fechar o Eclipse senão trava a máquina mas uma vez aumentado a memória para 16 GB resolveu o problema.

  2. Olá Karan! Vi seu post pelo Facebook. Utilizo o Ubuntu desde 2004 e acompanho sua evolução desde então. Eu nunca usei o Mint mas sei que ele tem versões que derivam do Debian/Ubuntu. Sobre a Pesquisa rápida no Ubuntu clicando apenas na tecla do “Logotipo” vc pode fazer busca por programas e arquivos… No quesito Usuabilidade citar apenas a criação de Atalho achei um pouco equivocado… hoje em dia os pacotes deb e pacotes instalados via Snap (que ja vem default no Ubuntu 18.04) ja criam atalhos automaticamente e particularmente eu não me importo em criar um simples atalho… Vc tinha que ver como era gravar CD usando linha de comando no Slackware em 2001 rsrsrs… Com relação ao Ambiente de Trabalho com personalização da barra de tarefas na minha opinão quanto mais clean melhor… eu por exemplo uso o plank (um dock estilo o do mac)… Enfim o que me agrada no Linux é a questão da liberdade e personalização… Vendo umas screenshots concordo com vc ao relação a facilidade de trasição de um usuário Windows ao utilizar o Mint… A interface é bem familiar… da mesma forma pra quem usa o Mac recomendo o elementary OS (outra Distro baseada em Ubuntu)

    1. Obrigado pelo feedback Jean. A respeito da pesquisa do ubuntu eu sempre achei ela MUITO lenta e sobre a criação de ícones é provável que na versão que eu usava esse recurso não estava disponível. Sobre a barra de tarefas vc pode personalizar TUDO nela, por isso me chamou bastante atenção. Abraço.

Deixe uma resposta